Página inicial Matérias Eventos Eventos Classificados Fale conosco

Eco Dicas

Óleo de cozinha: Vilão da Saúde e do Meio Ambiente

Pesquisando, outro dia, sobre o que escrever nesta coluna, deparei-me com números assustadores acerca do despejo do óleo de cozinha nos ralos de nossas casas: para cada litro de óleo usado, dez mil litros de água limpa são contaminados por este despejo! A água, a cada ano, tende a ficar mais cara, obrigando alguns condomínios a instalar hidrômetros individuais.

Precisamos fazer alguma coisa a fim de preservá-la limpa para as gerações vindouras.

Fiquei assustado também, porque embora soubesse do mal que os alimentos fritos fazem ao nosso organismo, eu desconhecia que o descarte irresponsável poderia causar tanto mal ao meio ambiente, principalmente ao corpo hídrico, ou seja, a água. Uma prática pouco civilizada, mas muito comum, que é o de lançar os restos de óleo queimado nos vasos sanitários e ralos de pia,  provoca a contaminação das galerias de águas pluviais, alcançando consequentemente rios, lagos, lagoas e mares.

Em condomínios médios e grandes o volume de óleo de cozinha gerado pode ser convertido em renda. Algumas empresas de reciclagem recolhem o óleo armazenado gratuitamente, pagando em dinheiro ou trocando por produtos de limpeza, muito útil para os condomínios. Neste caso, o condomínio ganha duas vezes: protege o meio ambiente e nossas reservas de água

Precisamos nos conscientizar deste mal, produzido por uma prática muito comum nos lares brasileiros. Muitas empresas de reciclagem recolhem nas residências o óleo envasado em garrafas PET, transformando-o em sabão e em outros produtos de limpeza.

Abaixo, como usar melhor e descartar corretamente o seu óleo de cozinha:

1- Para começar, diminua o uso da fritura, você vai ficar mais saudável e o meio ambiente também.
2- Separe uma garrafa PET com tampa e um funil compatível.
3- Ao utilizar o óleo, espere-o esfriar depositando-o no recipiente (PET)
3- Armazene as garrafas com óleo em local seco e protegido.
4- Ligue para a Ong disk óleo: (21) 2260-3326 e combine a retirada.

Fonte: SITE Comlurb

Agora que você já sabe o que fazer, motive seus vizinhos e familiares sobre o modo correto de jogar fora o seu óleo de cozinha usado. Práticas simples no dia a dia podem fazer uma grande diferença, neste caso ao nosso bem mais precioso: A água!


Maurício Vasques de Araújo

Professor e Geógrafo(PUC-RJ) e Secretaria Estadual de Educaçâo 2010
Formação em Controle Ambiental de Resíduos Sólidos e Líquidos (PUC-RJ) 2009

voltar

     
 
Página inicial