Página inicial Matérias Eventos Eventos Classificados Fale conosco

Eco Dicas

Preocupação com o meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente, a ajuda na diminuição da poluição ambiental, a economia de energia elétrica, a intenção de ajudar outras pessoas ou ainda a necessidade de reduzir custos, são alguns dos motivos que levam condôminos de edifícios residenciais e comerciais a apostar na coleta seletiva de materiais.

Jornais, plásticos, metais, vidros, latas de alumínio e papelão são materiais que podem ser facilmente reciclados.

Tornar o lixo rentável pode parecer fácil, mas a tarefa é árdua. A implantação de um programa de reciclagem não tem como base somente a compra de lixeiras ou coletores. Para que o projeto dê certo deverá ocorrer uma mudança no hábito e no comportamento dos condôminos em relação à maneira de como tratar e lidar com o lixo.

Para iniciar o processo de coleta seletiva, são necessários alguns cuidados no acondicionamento do lixo para que o recolhimento seja feito em segurança.

1- O lixo comum deve ser separado de materiais perfuro-cortantes (como vidros e metais), que podem causar ferimentos nos funcionários da coleta.

2- Caixas de papelão e grandes quantidades de papel e jornal não devem ser ensacadas, isso para facilitar o recolhimento pelos catadores de papelão.

3- Também é preciso atentar para o armazenamento no prédio. Se a coleta não é realizada todos os dias, o lixo deve ficar dentro de sacos de plástico resistente, em local fechado e ao abrigo de sol e chuva.

4- Quanto à colocação do lixo na rua, o condomínio deve dispor de carrinhos apropriados para o transporte dos sacos.

5- E se o prédio pretende colocar lixeira na calçada, deve solicitar autorização da administração regional do bairro, por se tratar de uso e ocupação do solo. Uma lixeira nunca pode obstruir o acesso a entradas e saídas de edificações e nem diminuir a faixa livre da calçada, atrapalhando o tráfego de pedestres.

Fonte: www.condominioverde.com.br

voltar

     
 
Página inicial