Página inicial Matérias Eventos Eventos Classificados Fale conosco


todos contra DENGUE

Como saber o que pode ser foco de dengue

Ninguém discute que água limpa e parada é um paraíso para o mosquito da dengue. Mas será que piscinas e aquários, por exemplo, também atraem o Aedes aegypti? Aprenda a identificar o que pode ser foco do inseto.

Você vai precisar de:
- Atenção
- Bom senso
- Cuidado

1 - Piscina
Piscina não é foco de dengue se for tratada com ph e cloro estabilizados nas doses indicadas para a água em condições de banho.

2 - Praia
Não é provável que o mosquito esteja em uma praia. Seu habitat não é a água salgada, ele prefere sombra e não gosta de temperaturas altas. O Aedes aegypti é um mosquito caseiro, que prefere ambientes fechados. Na praia, ele não consegue estabilizar seu voo por causa do vento.

3 - Caixa d'água vazia e sem tampa
Nem sempre uma caixa d'água vazia e sem tampa é garantia de que não tem ovos do mosquito. Eles podem estar inertes nas paredes. Se houver ovos nas paredes do recipiente e a água da chuva voltar a enchê-lo, os ovos entram de novo no ciclo de vida. O tempo de duração é de 500 dias.

4 - Aquários
Normalmente, aquários não são focos do Aedes aegypti. Além de ter água em movimento por causa dos filtros, os peixes são predadores naturais das larvas do mosquito.

Fonte: Extra

 
Página inicial