Página inicial Matérias Eventos Eventos Classificados Fale conosco


animais

Dicas sobre a conveniência e treinamento de cães

Comportamento Canino

Os cães são animais de matilha, precisam viver em grupo para manterem-se equilibrados. Numa matilha existem o líder, que conduz, disciplina e protege e os seguidores, que aprendem constantemente e respeitam as orientações de seu líder.

Quando trazemos um cão para nossa casa precisamos orientá-lo para que ele aprenda o que pode e o que não pode no novo território.

Para adquirir o respeito de seu cão e manter os instintos sob controle, precisamos ser persistentes, pacientes e carinhosos. Através de tarefas básicas de obediência e atendendo às necessidades inatas do cão, podemos educá-lo para se tornar um companheiro equilibrado.

Através de comandos como senta, fica, deita, aqui e busca, mantemos os cães estimulados mentalmente e quando realizam as tarefas, podemos recompensá-los com muito carinho, brincadeiras e petiscos.

As caminhadas diárias e ritmadas proporcionam ao cão uma estimulação física direcionada. No passeio, o cão aprende a seguir seu “líder”, a socializar com outros cães e pessoas, além de exercitar seus instintos de faro, migração e marcação de território.

Ao invés de brigar ou isolar o cão por ter feito algo indesejado, mantenha-o por perto, de forma supervisionada, mostre fisicamente o que ele deve fazer e recompense-o.

Linguagem Canina

Os cães se comunicam através de expressões faciais e corporais, vocalizações, sinais olfativos, através da urina e das fezes e de toques com a boca, com as patas e com o corpo.

Eles se tocam, trocam olhares, eriçam pelos, empinam ou colocam o rabo entre as pernas como forma de comunicação.

Fique atento aos sinais de comunicação de seu cão, observe suas alterações corporais nas diversas situações apresentadas e aprenda com ele a melhor forma de se comunicar.

Através de nossa postura corporal, facial, de olhares, toques e sons, podemos direcionar o comportamento de um cão.

Utilize a coleira e a guia para manter o controle e se comunicar com o cão mesmo dentro de casa.

Cães em apartamento

Os cães que moram em apartamentos e passam muitas horas sozinhos ou confinados, geralmente apresentam problemas de comportamento como ansiedade, destrutividade e latidos.

Para aliviar o estresse do afastamento de sua matilha e da falta de estimulações físicas e mentais, é necessário criar uma rotina bem definida para esses cães.

Antes de sair de casa ou de receber visitas, dê uma boa caminhada e deixe o cão voltar para casa cansado, então ele poderá descansar enquanto estiver sozinho ou se precisar ficar restrito.

Ao voltar para casa, o cão já haverá recuperado sua energia, então para passar uma noite tranquila, leve-o novamente para caminhar antes de dormir.

O cão deve ter um local próprio para descansar, comer e fazer suas necessidades, onde sinta-se seguro e confortável. Dessa forma, ao voltar de um passeio e deixar o cão sozinho, leve-o para seu local e recompense-o com água fresca, comida e brinquedos apropriados. Deixe sempre o jornal limpo para que ele possa usar em sua ausência.

É importante não recompensar a ansiedade do cão na hora de sair ou quando voltar para casa. Não se despeça do cão, apenas ofereça as recompensas por ficar em seu local de segurança e saia.

As pessoas normalmente confundem a ansiedade do cão com a alegria em recebê-los. Lembre-se de dar uma ordem de obediência antes de agradá-lo ou colocar a coleira para passear.

Como regra é melhor manter a “boa vizinhança”, utilizando coleira, guia e focinheira, caso seja necessário, para transitar nas áreas comuns do condomínio. Não permita que seu cão suje nem destrua áreas e objetos comuns ou de terceiros, utilize sempre o elevador de serviço e caso tenha alguém dentro, pergunte se pode entrar com o cão. Respeite o fato de algumas pessoas não gostarem ou sentirem medo de cães.

Respeite o espaço dos outros moradores para poder exigir seus direitos! Mantenha seu cão saudável, educado e socializado.

Treinamento de cães

Se o seu cão não entende ou não respeita as regras de sua casa, procure orientação de um adestrador profissional para ajudá-lo. Prefira indicações de pessoas conhecidas e participe das aulas. O treinamento é fundamental para educar e ensinar os cães a viver harmoniosamente com outras pessoas e animais, principalmente nos grandes centros.

Os treinos devem ser prazeirosos para o cão, sempre estimulando-o positivamente através de exercícios físicos e mentais, respeitando as habilidades e dificuldades de cada cão.

Leis sobre cães em condomínio

LEI FEDERAL Nº 4591/64 (Lei do Condomínio)
Dispõe sobre o condomínio em edificações, de um ou mais imobiliárias.

Título I - Do Condomínio
Capítulo V - Utilização da Edificação ou do Conjunto de Edificações

Art. 19º - Cada condômino tem o direito de usar e fruir, com exclusividade, de
sua unidade autônoma, segundo suas conveniências e interesses, condicionados, umas e outros, às normas de boa vizinhança, e poderá usar as partes e coisas comuns de maneira a não causar dano ou incômodo aos demais condôminos ou moradores, nem obstáculos ou embaraço ao bom uso das mesmas partes por todos.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Art. 5°
XXII - É garantido o direito de propriedade.

Art. 1277 do Código Civil - O proprietário, ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.

Qualquer cláusula que proíba animais em condomínios, assim como, qualquer lei municipal ou estadual com o mesmo teor serão incompatíveis com a Lei 4591/64, com o Código Civil e com a Constituição Federal. Só pode haver vedações em caso de animais que causem transtornos ao condomínio e aos condôminos (barulho, agressividade, ameaça à saúde pública).

As Convenções de Condomínio que proíbam a permanência de animais não podem ser aceitas, caso o animal não apresente nenhuma ameaça.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Artigo 554 - O proprietário, ou inquilino de um prédio tem o direito de impedir que o mau uso da propriedade vizinha possa prejudicar a segurança, o sossego e a saúde dos que o habitam.

Leis municipais ou convenções de condomínio não podem proibir algo que é permitido pela Constituição, a Lei Maior do país. Uma intervenção do município ou do condomínio poderia acontecer somente se a posse do animal (ou dos animais) representar ameaça à Saúde Pública, mas mesmo assim o proprietário tem o direito de escolher um veterinário de sua confiança para apresentar o laudo final.

(REFERÊNCIA: www.apabg.net)



 
Página inicial