Página inicial Matérias Eventos Eventos Classificados Fale conosco
Eco Dicas

Pneus velhos viram piso de quadras, tapetes e cimento

A Reciclanip, uma entidade sem fins lucrativos criada por fabricantes de pneus, cujo foco principal é a coleta e destinação de pneus inservíveis no Brasil. No conceito moderno de gestão empresarial, a responsabilidade pós-consumo deve fazer parte dos princípios de qualquer companhia. Assim, todas as empresas são responsáveis pelos produtos que colocam no mercado. Como cidadão e consumidor, você também faz parte deste projeto e do sucesso dele. A natureza é seu "habitat" e será de seus descendentes. A sua consciência é simples: deixe os pneus velhos em local apropriado.
São 314 centrais espalhadas em 21 estados brasileiros e mais o Distrito Federal" (Veja a lista). (mais próximo temos Indaiatuba)

A estimativa da Reciclanip para 2008 é reaproveitar 118 mil toneladas do material. Desde 1999, 898 mil toneladas já tiveram destinação adequada, o que equivale a 180 milhões de pneus de automóveis.

SOLUÇÕES
No Brasil, as formas de destinação dos pneus inservíveis são regulamentadas pelo IBAMA , que determina quais processos são ambientalmente corretos. Os principais empregos são os seguintes:

- Co-processamento - pneus têm alto poder calorífico, por isso são usados, principalmente, como combustível alternativo em fornos de indústrias de cimento, substituindo o coque (derivado de petróleo). O co-processamento é o destino de 84% dos pneus inservíveis coletados pela Reciclanip;

- Laminação - 4% vão para a laminação: cortados em lâminas, viram produtos como solas de calçados e dutos de águas pluviais;

- Asfalto-borracha - os pneus velhos são triturados e viram "pó de borracha", que é misturado à massa de asfalto.

- Artefatos de borracha - tapetes para automóveis, pisos industriais, pisos para quadras poli-esportivas, artigos para jardinagem, revestimento acústico, etc. Juntamente com o asfalto-borracha, soma 12% da destinação dos pneus recolhidos.

Maiores informações visite o site Reciclanip