Página inicial Matérias Eventos Eventos Classificados Fale conosco


matérias

Todo cuidado é pouco

Síndicos e representantes de condomínios da Zona Sul vão se reunir esta noite para discutir a segurança nos prédios.

Síndicos e representantes de condomínios da Zona Sul vão se reunir esta noite para discutir a segurança nos prédios. Os freqüentes assaltos vêm preocupando os moradores, principalmente durante a Copa, quando as atenções se voltam para os jogos. Uma das maiores preocupações é o treinamento dos funcionários.

Em um prédio, o porteiro lava o carro com a garagem aberta. Em outro edifício, o segurança conversa com o morador e os portões também não estão fechados.
São descuidos que representam um risco para o condomínio. Nesse período de Copa do Mundo, é preciso redobrar a atenção, principalmente durante os jogos do Brasil. No último domingo, cinco homens assaltaram dois apartamentos de um prédio em Copacabana. 

O sindicato de habitação fez um levantamento e constatou que, em 98% dos assaltos, os bandidos aproveitam as falhas no comportamento de zeladores e porteiros e até de moradores.

Muitos condomínios têm reforço na segurança, mas a falta de conhecimento às vezes deixa escapar alguns detalhes.
"Este prédio tem circuito fechado de TV, mas expõe o porteiro. Precisaria haver outra barreira física, uma grade, a exemplo do que acontece nos demais prédios da região", alerta Raimundo Castro, consultor de segurança.

Para os especialistas, o treinamento dos profissionais responsáveis pela segurança é fundamental. O sindicato da habitação elaborou uma cartilha com 92 dicas. Os conselhos são para os porteiros e zeladores:
- Não ficar parado do lado de fora do prédio 
- Colocar o lixo na rua ou varrer a calçada em horários variados
- Estar atento ao monitor para ver o movimento nos acessos ao edifício
- À noite, usar iluminação fraca na portaria para dificultar a visão de quem está lá fora
- Se houver um código de segurança, não comentar com ninguém de fora do condomínio

E também há orientação para os moradores:
- Observar se há pessoas nas proximidades na hora de entrar ou sair do prédio 
- Não abrir a porta para quem não conhece, mesmo que o porteiro esteja junto 
- Verificar ficha e foto do empregado na hora de contratá-lo
- Não comentar sobre a vida da família 
- Não deixar chaves do apartamento com os empregados
- Não falar sobre viagens que estiverem programadas

Em um prédio residencial, a segurança segue os mesmos padrões de um edifício comercial: circuito interno de TV, rádios, microfilmagem de documentos. Em um ano e meio, quatro assaltos foram frustrados.
"Não podemos pensar que os assaltantes de prédio hoje são despreparados. Todos têm um preparo, um embasamento e conseguimos driblar isso com muito treinamento", afirma o síndico Roger Mann.

A Polícia Civil informou que foi preso hoje, na Ladeira dos Tabajaras, um menor acusado de fazer parte de uma quadrilha de assaltantes que age na região. Segundo a polícia, ele participou de um assalto a um prédio na Rua Santa Clara, em Copacabana, em abril. A empregada de um apartamento também foi presa.

Fonte: http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL128971-9097,00.html

 

 

 

 
Página inicial