|
gás
De olho nos vazamentos
Apostar na manutenção preventiva é a melhor garantia contra acidentes envolvendo gás. “Quando se utiliza ou manipula gás, o principal risco de acidentes é quanto a vazamentos”, diz Herculano Gonzaga de Carvalho, administrador de condomínios e coronel reformado do Corpo de Bombeiros. Nos apartamentos, é indicado checar vazamentos em todo ponto onde exista emenda de tubulação e nos controles do fogão, por exemplo, sempre utilizando espuma de sabão. Deve-se ainda manter o registro do gás fechado à noite ou durante ausências prolongadas dos moradores. Mas o vazamento também pode estar nas tubulações. Para fazer essa verificação, o indicado é procurar a companhia fornecedora de gás.
Já existem no mercado detectores de gás, que soam um alarme ao menor sinal de vazamento. “Nesses casos, de imediato deve-se cortar o suprimento, fechando o registro, ventilar o ambiente para diminuir a concentração de gás e não acionar nenhum aparelho ou interruptor de luz”, ensina Herculano.
Um ponto crítico costuma ser a mangueira que liga o ponto de gás ao fogão. Nos fogões alimentados por gás GLP o cuidado deve ser maior. A mangueira de PVC possui validade escrita numa fita amarela. Um acidente muito comum, envolve mangueiras que encostam na carcaça quente do fogão, derretem e causam vazamento de gás. Sérgio Moisés, consultor na área de gás, recomenda que, se for necessário passar a mangueira atrás do forno, deve-se colocar um flexível de cobre para melhor proteção. No caso dos fogões com gás natural a instalação é feita com flexível de cobre nos padrões da Comgás. “Porém, há o risco de, com os movimentos do fogão, especialmente para limpeza, esse flexível vincar e vazar”, explica Moisés.
Fonte: http://www.direcionalcondominios.com.br
|
 |