Página inicial Matérias Eventos Eventos Classificados Fale conosco


matérias

Síndico Profissional e Gestor Condominial

Há profissões tradicionais que perduram por anos, as vezes séculos e sem exageros, por toda a história da humanidade.

Em certas passagens históricas algumas ganham glamour, outras nem tanto.
Durante muitos anos em nosso amado Brasil, perduraram o e status nas Carreiras tidas como tradicionais, tais como: Advogado, Engenheiro e Médico.

O excesso de notoriedade dessas Profissões causou uma distorção ótica nas famílias, pensavam que para ter respeito, projeção e dinheiro deveriam enquadrar os filhos nas tradicionais.

E esse pensamento perdurou durante anos.
Com a invasão da tecnologia, a popularização da informática em diversos setores, entre outras, acarretou uma quebra de paradigma nessa linha de raciocínio e novas Profissões surgiram.

O Gestor Condominial e o Síndico Profissional conquista mercado e meritoriamente firma-se como nova Profissão.
Uma atividade que requer conhecimento em diversas áreas, tais como: Engenharia e Arquitetura; Direito (do Trabalhista ao Penal); Psicologia; Administração Moderna; Comunicação; Marketing, Gestão de RH, etc.

Mas não para por aí, o candidato deve outras qualidades como: adorar se relacionar com o ser humano, ser paciente e calmo, saber ouvir, entender o interlocutor, possuir sensibilidade, ter jogo de cintura, conciliador, manter suas emoções sob controle, resistir à tentação de tomar partido, sutileza de saber a hora certa de falar ou calar, saber expor os pensamentos adequando a capacidade de absorção do interlocutor, ter a firmeza sutil de fazer valer a convenção e o Código Civil, ser humilde e Honesto.

É uma Profissão Complexa!
O desgaste emocional é garantido! O retorno financeiro nem tanto.
Administrar condomínios na atualidade, com o aumento das exigências das diversas legislações e complexidade da vida atual, acomodando interesses pessoais dos condôminos, torna a Gestão mais crítica a que grandes empresas.

Com o passar dos anos a frente de vários condomínios, cursos, atualizações, exposições, eventos e a vivência adquirida irá tornar esse Profissional especialista no mercado condominial. A experiência colocada a serviço dos Clientes-Condôminos trará tranquilidade, economia financeira, reduzirá os desgastes nas relações entre vizinhos e aborrecimentos diversos.

Diante de tamanha complexidade, este Profissional deve e necessita ter outros Profissionais em torno de si. Destaco a importância da Imobiliária!
A Imobiliária irá assessorar o Gestor no complexo universo das relações trabalhistas, partes burocráticas, seguros, folhas de pagamento, rescisões e os vários impostos que surgem através dos tempos...modernos.

O Profissional comprometido com a seriedade do serviço prestado ao cliente condominial, irá buscar dar preferencia as Imobiliárias filiadas na ABADI (Associação Brasileira das Administradoras do Mercado Imobiliário).
Esta entidade reúne boa parte das empresas que se dedicam a administração no mercado condominial. No seu quadro de associados mantem empresas idôneas, todas seguem um padrão de qualidade ditado pela direção da ABADI.

Para os iniciantes no mercado recomendo as imobiliárias filiadas a ABADI. Há empresas não credenciadas na ABADI que também são respeitáveis, mas o Profissional deve ter vivência no mercado para identificar essas empresas que operam sem o selo da ABADI, mas possuem o padrão ditado pela ABADI.

Não vejo possibilidade do Gestor Condominial ou o Síndico Profissional gerir um condomínio sequer sem a cooperação de uma imobiliária.
São Profissões e atividades completamente distintas, não competem entre si, muito pelo contrario, se complementam!
Tal qual o Anestesista trabalha harmoniosamente com o Cirurgião.
Quem ganha com essa união de competências é o Cliente!

Roger Mann.

 

 

 
Página inicial